sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A tecnologia a serviço do profissional

UMA NOVA ERA, DA TECNOLOGIA E DOS DIGITAIS, ABRAÇE ESSA IDEIA Você sabe o que é a NAMM 2008, vamos explicar é o grande evento onde os fabricantes de equipamentos de áudio revelam suas novidades para o ano. E é justamente agora que eu volto das minhas férias e começo a trazer as novidades do mundo hi-teck e as novas tendências e-music e light show. A primeira fica por conta da Stanton, que revela o tal produto que fez abandonar o Final Scratch 2: o Stanton SC System. Se você é DJ profissional ou amador, independente do que você usa, vinil, CDs, mp3 e outros vale muito conferir este lançamento, estamos falando de algo que vai ser um grande passo na forma como se toca, diferente de tudo que já saiu até hoje. Que entender o motivo? Ano passado (2007), quando a Stanton detonou de vez o Final Scratch 2, ela o fez porque supostamente iria lançar um produto revolucionário. 2007 passou e ela ficou morta em seu canto, sem lançar absolutamente nada. Pra mim, a Stanton era passado. A NAMM 2008 começa em Janeiro, o ano de 2007 foi um ano dos controladores midi, com soluções vindas de todos os lados, mas o fato é, todas as soluções vieram de novos e pequenos fabricantes, ou então do pessoal que fabrica instrumentos para produção de áudio, como a M-Audio, as únicas exceções foram a Vestax e a Numark. A Stanton resolveu esperar todos arrebentarem a cara e entrou de sola com um equipamento, que, nas palavras dela, ao contrário dos outros controladores pra DJ, ela oferece qualidade de construção profissional, sem comprometimentos. Cada knob, fader, led e tela de lcd utilizam componentes de qualidade, o mesmo acontece com o design da carcaça, ela é desenhada para suportar anos de uso. “Enter The System” lembra o “Enter The Matrix” O site oficial do SC System responde no endereço www.enterthesystem.com, que me faz lembrar o velho e bom “Enter The Matrix”. Ao mesmo tempo em que quer dizer “apresentando a Matrix”, também quer dizer “entre na Matrix”. E o caso aqui é: este é O sistema. Stanton: entre no sistema. Note que usaram um laptop Acer (baixo custo, mas não o ideal), o mais popular entre os DJs no momento. O sistema consiste em dois módulos, 100% midi. O primeiro chama-se SCS.1M, e substitui o mixer, e o segundo é um deck virtual com um prato de vinil motorizado (giratório), que pode ser usado para controlar mais de 1 deck, o SCS.1D. SCS.1M, o mixer midi: O SCS-1M é um controlador em forma de mixer, com áudio firewire profissional — se for igual ao do ScratchAmp do Final Scratch 2, vai deixar toda a concorrência no chinelo. Além de oferecer inúmeros controles que você pode mapear livremente ao gosto do DJ, ele também tem entradas e saídas para as necessidades de um estúdio. O módulo principal do sistema, é o controlador em forma de mixer, SCS.1M, possui controles totalmente flexíveis e adequados para trabalho com software. Por exemplo: os knobs são(sem fim) do tipo de voltas infinitas, ou seja, eles giram 360 graus. A posição deles é marcada por leds, isso acaba com aquela pentelhação de ter que acertar a posição dos knobs com o que está na tela do software, comum em controladores no mercado. • Primeiro mixer 100% dedicado a DJs digitais e móbile. • 4 canais com knobs e leds de volume similares aos mixers analógicos. • Encoders com knobs de 360 graus de mapeamento livre. • Telas de LCD para a seção de encoders. • Mapeamento fácil para a maioria dos programas de DJing e VJing. • Seção de navegação para escolha de músicas e arquivos. • Entradas de microfone, line in e phono, para uso nos mixes e conversão digital. • Som firewire compatível com Mac e Windows. • Pode ser usado sozinho ou em conjunto com o deck SCS.1D. • Saídas TRS balanceadas para o PA, saída RCA estéreo para o retorno (booth) e plug de 1/4? para fones de ouvido. • Entrada para controlador de pedais midi. Controles midi: • 24 Potenciometros (MIDI CC). • 37 botões de iluminação temporária (MIDI Note On). • 4 knobs “virtuais” 360 graus com 18 LEDs cada (MIDI CC ou Incremental CC). • 4 faders de 45mm (MIDI CC). • 1 crossfader de 45mm (MIDI CC). • 1 codificador rotacional (MIDI CC ou Incremental CC). Painéis (displays): • 4 painéis LCD multicoloridos e alfa-numérico, com 8 caracteres de resolução e controle de contraste (controláveis via MIDI SysEX). • 6 medidores de led de 9 segmentos. Um para cada canal e um par para a saída máster (L & R), tudo controlável por MIDI. Dimensões: • 2,71 kg. • 10.75? x 3? x 16.75? (LAP). SCS.1D, o deck virtual com disco de vinil motorizado: O SCS.1D é um deck virtual, que usa um chassis e formato parecido com os atuais CDJs da Stanton. A diferença é que ele é totalmente MIDI, mas possui um prato motorizado, que utiliza um disco de vinil de verdade para controle dos scratches, no tamanho 10 polegadas — algo que eu acho perfeito para a finalidade: nem muito grande, nem muito pequeno. O SCS.1D, diferente do seu irmão SCS.1M, não tem placa de som. Ele é apenas controlador midi, mas que oferece o esquema de controle mais preciso do mercado. Ele possui um pitch motorizado, que acompanha as modificações feitas via software, e que se ajusta automaticamente conforme o deck que você selecionou. Imagine que você está usando apenas um deck SCS.1D para controlar as músicas dos players A (cujo pitch está no +3%) e B (cujo pitch está em +1%). Ao usar um pedal para mudar qual player você está comandando, o slider do pitch vai automaticamente para a posição correta, do +3% para o +1% (se você mudou o controle do player A para o B). SCS.1D: simplesmente o melhor controlador midi já inventado até o momento. Vamos ver como fica na prática: O deck é bastante completo e promissor, pode ser o acessório ideal pra quem já possui um belo mixer e um par de decks em casa, e quer apenas colocar o laptop pra tocar junto, já que ele pode ser usado com qualquer programa que suporte midi (Traktor, Virtual DJ, Mixvibes, Deckadance, etc), e que pode ser usado com qualquer placa de som (com um pouco de latência se você usar o som onboard do seu computador, claro). Vamos às especificações: • Primeiro deck motorizado totalmente midi e compatível com qualquer programa de DJing ou VJing. • Prato motorizado de alto torque de 10? e com superfície de vinil. • Pitch motorizado de 100mm que se ajusta para se manter em sincronia com o software. • Pads com sensibilidade de velocidade para disparo de samples e quick cues. • Encoders com knobs de 360 graus de mapeamento livre. • Telas de LCD para a seção de encoders. • Seção de transporte da música com controles tradicionais (play, pause, etc). • Permite controlar mais de um deck ao mesmo. Controles midi: • 4 knobs “virtuais” 360 graus com 18 LEDs cada (MIDI CC ou Incremental CC). • 1 fader motorizado de 100mm (MIDI CC). Botões e chaves: • 4 pads de trigger com sensibilidade de velocidade (MIDI Note On) • 46 botões de iluminação temporária (MIDI Note On) Painéis (displays): • 4 painéis LCD multi-coloridos e alfa-numéricos, com 8 caracteres de resolução e controle de contraste (controláveis via MIDI SysEX). • 1 display de posição do cue, com o indicador do deck controlado atualmente (MIDI SysEX controllable). Dimensões; • 6,29 kg. • 16,75? x 3,25? x 14,5? (LAP). Prato motorizado: • Tipo de motor: 16 poles, 3 phases, sem escovas. • Velocidades: 33 1/3 ou 45 rpm. • Torque: >4.5 kgf/cm. • Tempo de start: 0,2 seg. • Tempo de break: 0,2 seg. Flexiblidade na hora de montar o seu estúdio: Essas são as primeiras peças do sistema SC da Stanton. Provavelmente vem mais por aí, mas o grande legal do projeto (que está a quatro anos no forno) é que você tem flexibilidade total para comprar somente as peças que precisa e integrar totalmente ao setup do seu estúdio. Veja alguns exemplos: O SC System permite que o DJ se ingresse ao mundo midi de maneira facilitada. Realmente se enquadra em qualquer setup, conforme o gosto do DJ, permitindo que o DJ faça uma transição suave para o mundo digital, sem ter que vender tudo e comprar tudo de uma única vez, isso é, se ele realmente quiser migrar para o digital. Conclusão: Felizmente temos ao nosso favor um fabricante de ponta e de grande responsabilidade, trabalhando muito e pegando forte nos projetos for DJ e Production, enfim uma nova era de profissionais e loucos por e-music e hi-teck. Se o SC System entregar o que está sendo prometido, ele será um forte concorrente a colocar novamente o nome da Stanton na história digital, na mudança e forma em que os DJs e Produtores do mundo trabalham. Já fez isso no passado com o Final Scratch, aguarde o SC System, estou na fila. Porém, este é um mercado competitivo, se você não entender acaba adquirindo simuladores digitais ou de vinil dispensáveis, é o caso do atrasado Serato Scratch Live, da Rane, uma vergonha para quem imaginava estar perante a maior evolução tecnológica mundial. Eu acredito na visão do Fabricante aqui questionado, no final, teremos apenas um “box ”, onde você joga seus arquivos e usa o cérebro, afinal ainda existe a dependência do senhor humano rsrsrsrs. Bomba!!!!!! esta sendo contado os dias para os cabos de conexão, computadores, parafernálias e etc. O iDJ2 foi um grande passo nesse sentido, e o SC System, apesar de depender de um laptop, permite que um DJ tenha um sistema mais integrado, e sem aquela pinta de “brinquedo” que os outros controladores oferecem a nós profissionais. Eu como profissional há muito tempo sem duvida montaria um setup em casa composto de 2 decks SCS.1D com um SCS.1M, e um laptop poderoso. Ou então apenas um SCS.1M e um par de Technics MK2 com o Conectiv ou o Traktor Scratch, caso eu ainda prefira usar os suposto e raros discos de vinil que ainda me restam, mas é pouco provável, pois é uma solução ainda muito cara. Pra mim o mais legal é que, no meu caso trabalho 100% com arquivos digitais e edições, o SCS.1M descartou os meus famosos mixer GLI e RANE(os melhores sem perda de DB) e graças ao bom DEUS acabou com os DJM e CDJ (lixo em forma de equipamentos). O fato é quem está preso ao vinil ou ao CDJ está com os dias contados, não adianta chorar, é como tentar um novo emprego sem saber usar um computador e seus predicados. Para saber mais, visite o site: www.enterthesystem.com PORTAL E CONEXÃO PARA DJ’s Tags: áudio, cdj, conectiv, controlador, deckadance, disco, discos, dj, djing, djm, equipamento, firewire, fones, idj, laptop, m-audio, memê, midi, mixer, mixvibes, numark, pad, pitch, produção, rane, samples, sc system, scratch, scs-1d, scs-1m, scs1d, scs1m, simulador, software, stanton, technics, vestax, vinil, vjing, xponent. ACARRER Audio & Informática, laudo e serviços especializado Rua Sargento José Mathias 135 - Vila Maria - CEP 017208-361 Jaú – São Paulo - Brasil Telfax: 55+14 36265551 / Cel. 55+14 9127-0200 / 11 8143-9739 www.vibeflog.com/djacarrer e-mail aguinaldo_carrer@hotmail.com

Nenhum comentário: